segunda-feira, 21 de outubro de 2013

10 curiosidades sobre o Horário de Verão


1. Foi uma ideia do norte-americano Benjamin Franklin, em 1784, (Nessa hora, a primeira coisa que passou pela minha cabeça, foi que no seculo XVIII não tinha energia elétrica)  para economizar velas. (agora sim fez sentido) No entanto, só foi levada a sério mais de um século depois, durante a I Guerra Mundial. A Alemanha, em 1916, foi o primeiro país a adotar a medida.
2. No Brasil, entrou em vigor pela primeira vez entre 3 de outubro de 1931 e 31 de março de 1932, por iniciativa do então presidente Getúlio Vargas. (por isso que dizem que a ditadura do vargas foi pior que a militar) Chamava-se "Horário de Economia de Luz no Verão", e englobava todo o território nacional
3. Nos 18 anos seguintes, o Horário de Verão foi desconsiderado. Em 1985, voltou a ser aplicado, devido a uma queda nos reservatórios de água das usinas hidrelétricas. Desde então, vigora todos os anos.
4. Quando o horário entra em vigor, os relógios são adiantados em 1 hora. Ao seu término, eles devem ser atrasados em 1 hora.
5. O Horário de Verão inicia-se tradicionalmente na segunda quinzena de outubro. No entanto, em 2006, o 2º turno das eleições presidenciais fez com que o Horário de Verão "atrasasse" 3 semanas, começando no dia 5 de novembro. O motivo? O medo de que provocasse problemas no funcionamento das urnas eletrônicas. 
6. O Horário de Verão começa aos domingos (dia não útil), para que a população consiga ajustar seu relógio biológico. (quem acha que é possível fazer isso em um dia, com certeza não acorda as 5:30 da manhã... só um palpite)
7. O Horário de Verão não é adotado pelas regiões Norte e Nordeste. Isso acontece porque elas ficam mais próximas da Linha do Equador, onde os dias e as noites têm a mesma duração ao longo do ano. Assim, adiantar os relógios em 1 hora traria uma economia pouco significativa. A programação da televisão brasileira, no entanto, é adiantada em 1 hora nesses estados, já que segue o horário de Brasília.
8. O Horário de Verão é responsável por uma economia de 1% a 5% da energia elétrica consumida no país. Isso pode parecer pouco, mas não é: corresponde a uma economia de 50 milhões de reais nos gastos públicos com energia. 
9. Cerca de 30 países são adeptos do Horário de Verão. Grande parte deles está no hemisfério Norte, onde, no verão, o sol costuma se pôr mais tarde. Nesses países, adiantar os relógios em 1 hora faz uma grande diferença na economia de energia, já que permite luz solar até perto das 22h
10. Se você ouvir o termo DST nos Estados Unidos, não confunda com a sigla para Doença Sexualmente Transmissível. É assim que eles chamam o Horário de Verão ("daylight saving time")


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não existe censura aqui... esteja a vontade pra falar a merda que der na telha...