segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A (in)eficacia do sistema de saúde no Brasil


Dona Francisca, 64 anos, trata de uma osteoporose ha 2, e precisa de remédios periodicamente, acordou cedo na manhã de segunda feira do dia 27 de janeiro pra marcar uma consulta no Posto de Saúde da Família do Residencial Brisas da mata, em Goiânia. As 4:30 da manhã ela já estava com um grupo (ja grande) de pessoas esperando atendimento pra marcar consultas, essa era a segunda tentativa de Dona francisca, que na ultima segunda feira, estava lá as 5 horas da manhã e não havia conseguido nada além de um ceco "tente semana que vem".
E dessa vez, mesmo chegando esse horário, ela também não conseguiu, e com isso, os remédios que ela precisava, iam ficar pra semana seguinte novamente, inteirando 2 semanas sem essa coisa desimportante que é a saúde.
  O Brisas da Mata é um bairro na região noroeste de Goiânia, que tem crescido em numero de moradores nos últimos anos, são muitas famílias pra ser atendidas por um quadro reduzido de profissionais no Centro de Saúde da Família. O que ocorre, é que o numero 0800 pra marcação de consultas, não pode ser usado por quem tem um posto de saúde no bairro onde mora.

A assessoria de imprensa da secretaria de saúde me informou por E-mail o seguinte:
"Com relação ao Centro de Saúde da Família Brisas da Mata informamos
que os agendamentos de consultas para adultos são realizados todas as
segundas-feiras, a partir das 7 horas. Caso as vagas já estejam
preenchidas, a paciente será incluída para atendimento na semana
posterior."
Acho que você esta um pouco exaltada assessoria!




pessoas chegam as 4 horas e não são atendidas... e nem remarcadas... Respondi ao E-mail da seguinte forma:

 "o meu questionamento, é quanto à falta de vagas pra consultas.
Dona Francisca, foi acompanhada por mim durante 2 tentativas, saindo de casa as quatro e meia da manhã, e ainda assim, pela falta de vagas, ela não foi atendida.
meu papel é informar o problema, quero informar também como sera feita a solução dele...
como será?
aguardo resposta."

 (triste em descrever o que me mandaram depois...)
"Não faltam vagas para consulta. Conforme informado no e-mail anterior se a dona Francisca mora na região atendida pela saúde da família ela deve se dirigir à unidade Brisas da Mata às segundas-feiras, às 7 horas da manhã para agendar consulta.

Não é necessário chegar de madrugada, a equipe da unidade irá fazer o agendamento dela. Se não houver vaga no mesmo dia, ela será agendada para outro dia."

Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia NÃO FALTAM VAGAS!!! vou repetir NÃO FALTAM VAGAS!!!




Voltei hoje no Centro de Saúde da Família as 7 horas como me foi dito, a Primeira pessoa da fila, tinha chegado lá 1:30 da manhã, e o numero de vagas tendo subido de 9, pra 30 no dia de hoje, supostamente pra "suprir a demanda futura" da decorrência de ferias de um dos dois clínicos gerais da equipe, ainda assim umas 5 pessoas voltaram pra casa sem atendimento, muita gente ali estava desde as 4 horas, ou das 5, esperando, e nem uma placa pra informar o numero de vagas do dia estava disponível pra que as pessoas que chegaram tarde de mais, tipo as 7 horas por exemplo, irem pra casa tratar de dormir, já que andar de madrugada em um lugar perigoso, pode fazer mal a saúde.

Temos um problema, como resolvemos???

Os problemas vem desde pessoas que não precisam de consultas, encherem as filas, até o numero reduzido de profissionais  trabalhando,  a má divisão dos setores de atendimento também influenciam, o Centro de Saúde da Família Brisas da mata, acaba pegando também moradores de 
um bairro vizinho chamado Recanto do Bosque, e esse por sua vez, acaba pegando também, moradores do Morada do Sol, um outro bairro.

Me foi dito que era necessário no minimo mais um clinico geral, e reorganizar os setores de atendimento. e a contratação de pessoal responsável pela fiscalização de focos de dengue.

Nem parece tão difícil, e eu acredito que não seja mesmo, o que falta então?

A secretaria de saúde não deixa se quer, que pregue um cartaz com o numero de consultas do lado de fora, simplesmente pra não fazer alarde com as 9 vagas por semana... A equipe realmente faz o que pode... então...

O espaço do pólvora continua aberto pra responder ao questionamento SMS, como resolvemos essa questão???



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