segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Critica de filme "Irreversível"



Um filme que definitivamente não quer ser bonitinho, e não quer dar nem um sensação boa a quem o assiste, muito pelo contrario alias. 

Antes de qualquer coisa: nunca, em hipótese alguma, veja esse filme se não tiver muita certeza que vai dar conta!

   Um filme francês de Gaspar Noé lançado em 2002. Considerado um dos filmes mais controversos e perturbadores daquele ano, devido principalmente a duas cenas extremamente gráficas de estupro e assassinato.



Vai ter bastante spoilers daqui pra frente, siga por sua conta em risco.


Trata-se do estupro que a personagem vivida pela atriz Monica Bellucci (Alex) sofre quando sai de uma boate, e seu namorado Marcus interpretado pelo ator Vincent Cassel, transtornado e num lapso doentio de vingança, tenta a todo custo achar o filho da puta que fez a merda com a namorada dele, e claro que quando acha, ele não da um doce pro cara...

Bem... A treta já começa pela ordem cronológica, a bosta do filme começa no final, e termina no começo, nó no cérebro mesmo, uma ferramente muito bem utilizada pra expressar mais confusão ainda.
   Alem disso, o filme apela pra senas de violência física e sexual muito fortes. Pra se ter uma ideia, esse filme foi exibido em cannes, e 3 pessoas desmaiaram... A sena de estupro em especial, não tem cortes, e é tida como a sena de estupro mais realista da história do cinema, é um horror!

O motivo do desconforto não está só no fato de o filme ter senas fortes. Foi colocado bem em plano de fundo, principalmente no inicio do filme um som em uma frequência muito baixa, de 28 Hertz, que apesar de o ouvido humano não detectar, causa náuseas, tontura e desconforto (reza a lenda pelo menos, eu não senti nada disso)  

Antes da sena de estupro, acontece o assassinato do dito cujo, que morre com a cabeça esmagada por uma coisa parecida com um extintor de incêndio, e é mostrado tudo, num realismo assustador.

Ele é tido como um filme "cult", e faz Tarantino parecer Teletubbies, mas alem da violência demasiada e sem proposito, ele poderia muito bem (pra mim), ser mais um blockbuster. é um filme difícil de entender, e sinceramente: quase não valeu as 1 hora e 39 minutos gastos vendo ele...

Caralho mano... me senti arrogante agora... puta merda...
Acadêmicos do "Irreversível" nota....................................................................... 6:5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não existe censura aqui... esteja a vontade pra falar a merda que der na telha...