terça-feira, 7 de janeiro de 2014

3 filmes pra morrer de chorar!

Senta no sofá, e troca a pipoca por um lenço!
um pequeno resumo (sem spoilers) recomendado para pessoas q fizeram plastica que não deu certo, e não conseguem parar de sorrir mais, com certeza esses três filmes vão curar sua cara de curinga do batman... 



Para Sempre Lilya- Lukas Moodysson,-2002



"sendo atropelado por um trem" era isso que o diretor e roteirista queria que você se sentisse vendo esse filme.
Não conhecia o trabalho de Lukas Moodysson, mas até onde eu li, apesar dos poucos trabalhos, é um cineasta brilhante, escreveu alguns livros e o roteiro de Para Sempre Lilya, que mescla a inocência num ambiente onde o lado mais podre do ser-humano é exposto sem tarja, e sem censura.
O filme não precisou de senas fortes, e apelativas pra xocar, conseguiu fazer isso com a simples situação que se encontra a personagem principal do filme, Lilya tem 16 anos,e é interpretada (brilhantemente diga-se de passagem) pela atriz Oksana Akinshina  é abandonada pela mãe, e largada sozinha no subúrbio na União Soviética, nesse momento todos começam a se aproveitar dela de alguma forma, inclusive sexualmente, a garota é estuprada o filme inteiro.
No fim, o filme te uma cessação incerta, não consigo e nem quero falar sobre o que é essa mistura de sentimentos que tudo isso causa. O filme pode ser bem contemplativo, por tanto, não assistam ele com pressa.
e o mais intrigante é que essa história não é de todo ficção.

Danguole Rasalaite foi uma garota que virou noticia com uma história muito parecida, sugiro que assistam ao filme, e depois procurem saber no mestre Google a relação do filme com a história real de Danguole Rasalaite.


O link pra o filme é esse:http://www.youtube.com/watch?v=24feJp_UoJE

( nem sei se pode fazer isso...)

O pianista-Roman Polanski-2002



o Ano de 2002 deve ter sido um ano muito bom pra chorar...

Um excelente filme pra estudar História sem pegar num livro, e mesmo assim, entender bastante coisa sobre o holocausto Judeu, e como ele se instalou nas varias partes da Europa ocupada pelos nazistas na segunda gerra.

Władysław Szpilman, interpretado por Adrien Brody, é um pianista de renome na polônia, quando Hitler ocupa seu país e começa a judiar dos judeus... (to com vergonha do trocadilho, mas deixo ele por que não tenho medo de ser idiota)
É incrível como fica claro a forma como todas as coisas foram acontecendo, e o realismo como toda a história é contada, a produção de arte do filme, recriou cartazes de propaganda nazista exatamente iguais aos da segunda guerra, e as locações são em muitos casos, os lugares reais da Polônia ocupada. É um filme baseado na alto-biografia de mesmo nome. Sim... A História é real... Tenso né...

A história do filme tem uma profunda ligação com a história do próprio diretor que é um sobrevivente do horror dos campos de concentração, e teve família e amigos mortos nessa época, isso com certeza ajudou no grau de realismo com que são mostrados os "guetos" por exemplo.

Não tem no YouTube então da uma googada que vocês acham ele fácil...

Dançando no escuro-Lars von Trier-2000



O preconceito faz agente quebrar a cara as vezes, Lars von Trier fez isso comigo. Só conhecia 2 trabalhos dele: O ante cristo, e o próximo que sai esse mês, o igualmente polemico, Ninfomaníaca, os 2 filmes, apelam pra senas de violência, e sexo de mais, apesar de não serem sem proposito, (no caso do ante cristo pelo menos) mesmo assim, me incomodaram. enfim. Dançando no escuro foi um tapa na minha cara, um dos melhores filmes que eu já vi na vida...

Selma Jezkova, interpretada pela atriz (que eu nunca me atreveria a pronunciar o nome) Björk,  é uma mãe solteira tcheca, que tem uma doença que a faz ficar sega aos poucos, e que seu filho também herdou. Pra ele não perder a visão por completo, ela migra para os EUA e trabalha inteiramente pra pagar a cirurgia de seu filho, e evitar que ele perca a visão, guarda cada centavo que ganha e vive com muita dificuldade trabalhando duro em uma fabrica.
Tudo dá merda quando um filho da puta resolve roubar a grana da mulher...

Se o filme é tão lindo, as filmagens tiveram mais barraco que A Fazenda da TV Record.
A atriz (de nome estranho) que interpreta a protagonista do filme, tretou VARIAS vezes com Lars von trier, de modo que a atriz de nome estranho deixou o set de gravação por 2 semanas. E para minha tristeza, (ja que gostei muito da atuação dela) disse depois das gravações que esse foi o primeiro e ultimo trabalho como atriz. (ja que ela é uma cantora)
Alem disso, um dos produtores do filme, teve um piti tão maluco que saiu quebrando computador a rodo, e chegou a ser internado com uma crise nervosa. Fazer filme pode ser estressante...

Esse é meu filme favorito da lista, retrata a inocência e ao mesmo tempo, a incrível força de uma mulher, o profundo amor que ela nutre por seu filho, e principalmente, até onde uma mãe é capaz de ir pra dar tudo que ela puder pela felicidade de seu filho.
Eu não tenho vergonha de dizer, de todos, esse foi o único que me fez chorar... o final é horrível e maravilhoso ao mesmo tempo, minha dica é: se não puderem ver todos, escolham esse!




Um comentário:

Não existe censura aqui... esteja a vontade pra falar a merda que der na telha...